Copa das Confederações

16/06/2013  16h 25

Copa das Confederações

Tabela da Copa das Confederações vira panfleto de protesto em Recife

Por Thiago Arantes, de Recife, para o ESPN.com.br

Thiago Arantes/ESPN.com.br

Tabela da Copa das Confederações virou panfleto de protesto em Recife
Tabela da Copa das Confederações virou panfleto de protesto em Recife

“A Copa é diversão, saúde é caixão!”, gritavam dois representantes do SindSaúde (o sindicato de trabalhadores da Saúde) de Pernambuco, às 14 horas, em frente à estação Recife, uma das mais importantes da capital do estado. “Cuidado para não se machucar, porque os hospitais estão todos lotados”, disse outro manifestante.
A capital pernambucana receberá três jogos da Copa das Confederações. O primeiro deles, às 19 horas deste domingo, será entre Espanha e Uruguai.

Thiago Arantes/ESPN.com.br

Governador Eduardo Campos foi vítima de protestos em frente a estação de metrô
Governador Eduardo Campos foi alvo de protestos

As manifestações têm endereço certo: o governador Eduardo Campos. “Candidato a presidente que cumpre direitos constitucionais. Cadê a insalubridade, o risco de vida e o adicional noturno da saúde?”, era a pergunta em uma das faixas de protesto.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintepe) também protestou, e de forma muito original: distribuindo uma tabela da Copa das Confederações, com todos as datas e horários dos jogos, acrescida de críticas ao governo e informações sobre a educação no Estado.

“Governo de Pernambuco bola murcha na educação”, diz a capa da tabela. No verso, há informações como o fato de haver no Estado mais de 1 milhão de analfabetos, 219 mil pessoas de 4 a 17 anos fora da escola e o pior salário de professor do Brasil.

O Fórum dos Servidores Estaduais também elaborou um panfleto com suas reivindicações. No verso, um desenho em que um jogador, representando o governo, chuta uma bola, que representa os servidores. E uma mensagem: “Em Pernambuco, servidor é mais chutado que bola”.

Thiago Arantes/ESPN.com.br

Governo 'chuta' servidores no panfleto em Recife
Governo ‘chuta’ servidores no panfleto em Recife
Fonte: ESPN.com.br